quinta-feira, 30 de novembro de 2023

A Simplicidade de Inalda

 

A pintora judia alemã Inalda, que viveu no então sítio Maniçoba, atual Lagoa da Italianinha, até hoje é lembrada por sua humildade e simplicidade.

Mesmo quando morava ainda na Alemanha, Inalda esbanjava humildade e simpatia. Nascida em 1895 em família rica de Wittenberg, Inalda, quando era menina, tinha o hábito de fazer pinturas em papéis e dar flores para outras crianças, mesmo as mais pobres 

Ao chegar no Brasil em 1915, Inalda escolheu morar em um sítio no interior de Pernambuco. Ergueu uma mansão que embora não seja grande para os padrões atuais, tinha um grande destaque arquitetônico na época. 

Inalda, mesmo rica, costumava caminhar pelo sítio, e as vezes ia na venda de Ed. Algumas vezes ia na sede municipal da época, a cidade de Vila Dourada. 

Inalda ainda costumava andar de forma simples, com vestido longo, as vezes descalça e gostava de nadar em um lago próximo da sua mansão. Inalda cativou ainda amizade com uma camponesa pobre e humilde, a Maria Clara, a quem ensinou pintura e arte plástica, e que se tratavam como mãe e filha. Anos depois da Segunda Guerra Mundial, Inalda constituiu uma família, mas nunca abandonou seu jeito simples de ser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O estresse de Wéllia

Há alguns dias, a malvada Wéllia não anda bem. O seu nível de estresse anda elevado, desde que descobriu que além de Malu, tem uma outra irm...