terça-feira, 14 de novembro de 2023

O dia que a "criança" Tia Sandra virou cinquentona

 

No ano de 1941, Tia Sandra completou 50 anos de idade no manicômio em Milão, onde estava internada desde 1939. Tia Sandra, mesmo com essa idade, tinha mente de criança e não largava de sua boneca de pano. Várias vezes, fugiu de casa e dormiu nas ruas de Verona por conta de se sentir maltratada e desprezada por sua família. Ela tinha dormido nas ruas várias vezes entre 1911 e 1938, mas entre 1935 e 1937 foram o maior número de noites seguidas que ela viveu como mendiga. 

Os que cuidavam do sanatório parabenizaram Tia Sandra pelos 50 anos. Ela estava com uma camisa-de-força - por conta de alguns episódios de nervosismo extremo que ela andava tendo, principalmente por conta da guerra - , mas um médico a alimentou. Tia Sandra disse:

- Eu quero ver minha sobrinha Lanie, morro de saudade dela... faz seis anos que ela foi para o Brasil...

- A senhora ainda verá sua sobrinha. Deixe acabar essa guerra que providenciaremos isso. 

Tia Sandra disse, triste:

- Por que o ser humano faz guerras? Pra matar uns aos outros?

- Porque talvez não lhe conheceram e não aprenderam com você a ser pura. 

- É... quem sabe...

O médico fez Tia Sandra se deitar e dormir. Enquanto isso, em Pernambuco, Lanie pensava na sua "tia maluquinha", e pretendia levá-la para morar com ela, o que acabou fazendo depois do fim da guerra. 


Um comentário:

Mônica e sua velhice no Ceará

  No ano de 1976, Mônica, a beata, já tinha 96 anos de idade. Com a saúde fraca, andando com bengala e passando muito tempo sentada em uma c...