O Brasil se tornou uma república no dia 15 de novembro de 1889. Nessa ocasião, foi um dia de tristeza para Alvanir, pois ela era monarquista. A tristeza de Alvanir contrastava com a alegria e a euforia de maio de 1888, quando foram libertados os escravos. Nessa ocasião, Alvanir já era casada com Antônio e tinha duas filhas: Lucinha e Mônica. Aline, a irmã mais velha de Alvanir, já morava na Itália. Aurineide, a mais nova, também já tinha constituído sua família. Denise, a prima, também já tinha sua família. Armanda, a prima terrível, já estava em um hospício nessa ocasião.
Além de Lucinha e Mônica, alguns personagens envolvidos na fundação de Lagoa da Italianinha já tinham nascido. Esse foi o ano do casamento do francês Jorge Villegagnon com a pernambucana Joana, em Vila Dourada, interior de Pernambuco.
Edvania, que trabalhou como governanta para a família Villegagnon, tinha 19 anos e passou a trabalhar com eles nessa época. Valdinha, a famosa moradora de rua de Vila Dourada, já tinha 8 anos nessa época. O casal Jadilson e Janaína também tinham nascido. Jadilson tinha 7 anos e Janaína tinha apenas 1 ano, a mesma idade da italiana Suzana, que tinha ainda dois anos a menos que seu marido Hélio. A alemã Danielly tinha apenas dois anos de idade e a Lady Andréia era a mais nova, sendo recém nascida com alguns meses antes da proclamação da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário