terça-feira, 14 de novembro de 2023

Kátia promove serviço social para os mendigos


Numa certa manhã, na Praça 27 de Dezembro, o dia mal tinha amanhecido, e ali foram instalados algumas cadeiras e produtos de barbearia. Ali, os moradores de rua cortariam cabelo e fariam alguns retoques de graça. A vereadora Kátia, com o apoio da prefeita Myllena, foi quem promoveu tal ação. Um famoso barbeiro e sua equipe inteira veio executar o trabalho ali. Eram 32 mendigos. 

Patrícia, uma das mais velhas, foi a primeira a cortar seu cabelo. Ela tirou o lenço da cabeça, e descobriu seus cabelos grisalhos. Patrícia, apesar de já ter seus 50 anos de idade e de sua vida sofrida nas ruas, ao cortar o cabelo, parecia mais nova. Ela é corcunda e necessita de uma bengala improvisada. 

Em seguida, foi a vez de Gílson, um dos mais "sujos". Ele cortou o cabelo e tirou a barba, ficando com aparência mais jovem. Andreza, Guilherme e Renata também cortaram seus cabelos. Guilherme tirou a barba e ficou muito parecido com seu irmão Valdenes. 

Depois foi a vez das irmãs Gabriella e Hyasmin, que também cortaram seus cabelos. Em seguida, foi a vez da mendiga Fábia, que estava com um cabelo bastante longo. Ela tirou a chupeta da boca na hora. 

Em seguida, foi a vez de Solange, Maria, Juliana, Lua, Madame Anne, Sandra, Priscila, Josielma, Eric, Silvana, Iago, Ruth, Iraneide, Jéssica, Layana, José Felipe, Plácido, Moninha, a paralítica Tatá, Gigi, Talita e Dardina. Os mendigos homens também tiraram suas barbas que estavam muito grandes. 

A mendiga Suzy, cujos cabelos já cresciam, ela pediu não para cortar, mas para passar "máquina zero". Ela adora ser careca...

Mas Deza foi a mais surpreendente. Deza, na realidade, não cortou o cabelo logo. Convenceram-a a tomar um banho, algo que ela não fazia há anos. Durante o período que os outros mendigos estavam cortando o cabelo, Deza estava tomando seu banho. 

Quando Deza apareceu mais limpa e pronta para cortar o cabelo, os outros mendigos ficaram surpresos. Patrícia disse:

- Deza, que mudança, você tá bem diferente...

- Pois é... amo ser suja, mas eu quis mudar... 

Deza, durante o banho, recebera uma proposta para sair das ruas, mas recusou mais uma vez. Deza quer continuar sendo moradora de rua. Também foram oferecidos banhos para outros mendigos, mas Gílson, Jéssica, Moninha e Priscila não quiseram. Os demais foram tomar banho em um local fechado. 

A vereadora Kátia passou por ali pessoalmente para conferir o serviço social e ficou bastante satisfeita com o resultado. E não se falava em outra coisa a não ser no banho de Deza. Haviam alguns que diziam que ela estava sem tomar banho desde 1987...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mônica e sua velhice no Ceará

  No ano de 1976, Mônica, a beata, já tinha 96 anos de idade. Com a saúde fraca, andando com bengala e passando muito tempo sentada em uma c...