segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A campanha mais acirrada de Lagoa da Italianinha


Em todas as cidades, sempre existe um pleito eleitoral que marcou mais a história do que outros. Em Lagoa da Italianinha, as eleições de 1996 entraram para a história como as eleições mais acirradas e violentas da história.

Hoje aliados, Sandra Valeria e Moab protagonizaram um debate violento. Moab era filho do ex prefeito Coronel Pontes Florêncio e havia sido vice prefeito entre 1989 e 1992, enquanto Sandra Valeria era vereadora.

O prefeito na época era Arinaldo, e a vice era atual vereadora Flávia Andréa, que não quis disputar a Prefeitura. Arinaldo teve que se reconciliar com seu ex aliado Aenson, que havia sido prefeito entre 1989 e 1992, e o apoiou nessa disputa.

Moab escolheu pra vice o Jurandyr; Sandra Valeria escolheu o também vereador Wilon como seu vice, escolha que causou polêmica por ele ser líder sem terra. Já Aenson escolheu Josimar como vice. Josimar na época era líder estudantil e hoje é vereador.

Na campanha, reinaram mais acusações pessoais do que propostas. Moab enfrentou até um problema familiar: sua filha Josiane fugiu de casa e foi para o lado do então mendigo Valdenes. Quando soube disso, ele mandou preparar fezes para colocar em rifles, e assim, ele envergonhar sua filha. Mas depois de uma crítica de Sandra Valeria, ele mudou de ideia. 

Quando voltava de um comício no sítio Mandacaru, o carro onde estava Sandra Valeria foi atingido por cocô que estavam nos rifles dos capangas de Moab. Além de Sandra, foram atingidos também Wilon e alguns candidatos a vereador, entre eles Janayna, Adriana e Aparecida, além das jovens militantes Myllena e Suely, que eram militantes da juventude.

Quando foram prestar queixa na delegacia, o delegado mandou eles voltarem pra casa pois ele temia Moab. Sandra Valeria disse:

- Isso vai ficar assim?

- Depende. Se não tomarem banho vão continuar fedendo a bosta!

Na véspera da eleição, o cabo eleitoral de Moab, que trabalhava pro Coronel Pontes Florêncio, foi morto no Alto do Cruzeiro enquanto comprava votos.

No dia das eleições foram relatadas agressões. Myllena e Suely quase foram presas por fazer boca de urna pra Sandra Valeria.

Abriram as urnas e Moab venceu com 11.567 votos. Sandra Valeria teve 9.233 votos e Aenson, 4.577 votos. Moab, depois da eleição, ainda trouxe Josiane a força pra sua casa e depois a mandou pra Maceió. Valdenes teve que ir embora de Lagoa da Italianinha por um tempo. 

Por fim Moab tomou posse no dia 1 de janeiro de 1997. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mary Dee ganha um museu em Lagoa da Italianinha

  Numa noite de sábado, o Museu Mary Dee foi inaugurado em Lagoa da Italianinha, como uma homenagem à cantora portuguesa que habitou nessas ...