Entre as pessoas que na cidade de Lagoa da Italianinha andam descalças, quem chama mais atenção sem dúvida é a prefeita Myllena. Ela, que mesmo com o cargo que ocupa, não é vista com calçados em nenhuma ocasião, nem mesmo em eventos oficiais. Myllena, inclusive, alega não possuir nenhum par de calçados, e não sentir falta.
Myllena é de origem humilde e foi criada na roça; sua avó Adélia, e sua bisavó, Edvânia, viviam em uma casinha simples e humilde. Myllena também é neta de Flavinha, que foi a primeira evangélica em Lagoa da Italianinha, antes mesmo de virar cidade. Myllena também tem parentesco com índios.
Quando ia para colégio, ia descalça mesmo. Seus pais lhe compravam sandálias, mas ela não usava. Apesar da oposição do pai, a mãe decidiu respeitar a vontade da filha. Das irmãs dela - Karoline, Suely e Ilene, -, apenas Suely também gosta de andar descalça, mas faz isso uma vez ou outra, quando não está exercendo suas funções de juíza.
No colégio, zombavam de Myllena, chamando-a de "pé sujo". Na época, a garotinha já falava em entrar na política, e zombavam dela mais ainda. No ano de 1992, Myllena viu de longe o então prefeito Aenson e o vice-prefeito Moab em uma solenidade, e ela disse sua irmã Ilene:
- Vê esses dois aí? Prefeito e vice. Eu ainda serei vice e serei prefeita.
Ilene riu, e disse:
- Oxe, tu sempre descalça, duvido viu? Não sei como tu aguenta.
Myllena cresceu, e se tornou uma empresária de sucesso, abrindo uma loja de roupas. Mesmo assim, continuava descalça. Veio a abrir depois também um mercado.
Depois de participar de miltância de juventude política para a candidata Sandra Valéria, ela se candidatou a vereadora em 2004. Zombavam dela, pelo fato dela andar descalça, dizendo que ela não teria nem 30 votos. Teve 541 e foi eleita. No seu primeiro mandato de vereadora, propôs logo um projeto de lei para permitir pessoas descalças na Câmara, o que não era permitido até 2004. Reeleita em 2008, acabou sendo eleita vice-prefeita em 2012 na chapa de Sandra Valéria. Mas logo em seguida, com a aliança de Sandra Valéria com seu então adversário Moab, Myllena rompe com Sandra Valéria, mas se mantém como vice-prefeita.
Em 2016, tentou ser prefeita, mas perdeu para Sandra Valéria, que buscava a reeleição. Passou quatro anos sem mandato, mas em 2020, Myllena foi eleita prefeita ao derrotar Janayna, que tinha sucedido Sandra Valéria. Myllena não era a primeira prefeita mulher, mas era a primeira prefeita "descalça" da história.
Atualmente, exercendo o mandato de prefeita, Myllena se veste com trajes executivos, mas sempre descalça. Em eventos nos quais ela não pode participar por que seria barrada por estar sem calçados, ela manda a vice-prefeita Marcella, sua irmã Ilene, que é secretária de Governo, ou sua filha Giovanna, para lhe representar.
Mesmo enfrentando uma série de preconceitos pelo seu hábito, ela vem sendo aprovada na gestão da cidade, obtendo 85% de aprovação e sendo forte candidata à reeleição, deixando a oposição perdida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário