segunda-feira, 29 de julho de 2024

Janaína repreende dois fazendeiros inimigos

 

Numa certa tarde chuvosa do ano de 1940, no sítio Maniçoba, agreste de Pernambuco, na venda de Ed, estavam os dois inimigos que lutavam pela posse de terras: o coronel Jefferson e o imigrante italiano Jadiael. Os dois estavam novamente discutindo por causa das terras. 

Janaína, uma mulher pobre que vendia comida nas ruas de Vila Dourada, passou por ali, para escapar da chuva, e ao ver a discussão entre o nordestino e o italiano, dizia:

- Pra que tanta besteira? No fim das contas, ninguém leva nada disso aqui. 

Jefferson disse:

- Senhora, esse italiano tomou minhas terras, só quero o que é meu, não quero tudo dele, não. 

Jadiael retrucou:

- E eu só almejo o que está na escritura, e a terra é minha!

Janaína se levantou e disse:

- Eu só tenho uma pequena cabana, onde moro com meu marido Jadílson e meus filhos Jadiel e Jamile, e nós somos muito satisfeitos com o que temos, pois não temos riqueza, mas não nos falta nada. 

Ed escutava a vendedora de comidas falar. Janaína disse:

- Vocês dois são pais de família, têm seus filhos. Se respeitem um ao outro. 

Janaína nem esperou a chuva passar e foi embora. Ed olhou os dois e disse:

- Bom, eu não comento... mas que ela tá certa, ela tá...

Jefferson e Jadiael ficaram calados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...