segunda-feira, 29 de julho de 2024

Renata e suas peraltices

 

Perambulando pelas ruas de Lagoa da Italianinha, a mendiga Renata é muito conhecida na cidade. Ela às vezes é chamada de "galega suja", devido a ser excessivamente suja. Alguns mais antigos a acusam de estar "desonrando" a memória da freira Irmã Renata Augusta, a alemã antepassada dela. Ela responde:

- Tolice! Pelo que já ouvi sobre ela, ela amava os pobres! Ela largou o luxo e a riqueza e se dedicou aos pobres! 

Renata ainda é criticada por ser suja, e por se recusar a ir para abrigos, ou até mesmo para o conjunto onde moram ex-mendigos. Inclusive, conta-se que ela já fugiu de um abrigo por que lá se "seguia regras". 

Na cidade, Renata é tida como "louca" e "subversiva". Ela costuma ficar no Terminal Rodoviário de Lagoa da Italianinha, mas também perambula pela Praça 27 de Dezembro e pelo Pátio Verona.

Numa certa noite, Renata estava na rodoviária, quando viu ali Rita de Cássia, a maluquinha adulta que tem mente de criança, com uma boneca, a Dalila, na mão. Rita estava triste, e Renata disse:

- Que tu tem, por que tá assim?

- Eu levei bronca de minha prima Malu!

- Por que? - disse Renata. 

- Só porque hoje no restaurante, caguei nas calças. 

Renata riu e disse:

- Oxe, isso tem nada demais? Nem se envergonhe! Eu quando não acho banheiro, largo o barro nas calças, mesmo! 


Renata, apesar de todas essas coisas, é uma pessoa de bom coração. Inclusive, tornou-se amiga e quase uma filha para a mendiga Patrícia, a mendiga corcunda e que usa bengala. Não são poucas as vezes que as duas estão juntas, e Patrícia disse, certa noite:

- Tu é uma filha que eu nunca tive...

- Não fala assim, eu me emociono. Não sou muito exemplar, não. Sou louca, briguenta e suja.

- Mas é autêntica e tem coração de ouro. Isso já basta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...