sexta-feira, 26 de julho de 2024

Loucura em família

 

Tia Sandra 
Em Verona, onde morava, Tia Sandra sempre foi uma pessoa amorosa e carinhosa. Ela nasceu em 1891, mas à medida que crescia, os familiares notavam que ela não parava de agir como criança e se recusava a largar de sua boneca. 

No ano de 1909, quando Tia Sandra já tinha 18 anos, ela foi vista caminhando em sua fazenda, com um vestido longo, descalça e com uma boneca na mão. Foi o suficiente para sua família desconfiar que ela tinha um distúrbio. 

Levaram a um médico de Verona, que diagnosticou um retardo mental, de modo que ela continuava a agir como uma criança. Foi uma bomba para seus pais, que sonhavam com uma vida normal para a moça. 

Nessa época, uma irmão mais velho de Tia Sandra tinha uma filha de dois anos, a Lanie, e Tia Sandra não largava dela. Queria a todo momento brincar com ela. Sentindo-se rejeitada por sua família, Tia Sandra passou a fugir de casa e dormir nas ruas de Verona algumas vezes, chegando ao ponto de passar dois anos seguidos morando nas ruas, entre 1935 e 1937. Ela foi internada em um manicômio em Milão em 1939, ficando até 1946, quando Lanie, sua sobrinha, já casada e mãe de família, que morava no Brasil, a levou para o país sul-americano. Tia Sandra já tinha nessa ocasião 55 anos, mas continuava do mesmo jeito que era quando criança. 

Cássia 

Rita de Cássia 


Acredita-se, inclusive, que duas de suas descendentes atuais, Cássia e Rita de Cássia, tenham também herdado a mesma loucura dela. Cássia é neta de Alycia, a filha mais velha de Lanie, e Rita é neta de Arthur, o filho mais novo de Lanie. Cássia tem esquizofrenia e Rita, assim como Tia Sandra, também tem mente de criança, mesmo já tendo passado dos quarenta anos de idade, e tem até uma boneca chamada "Dalila". Os mais antigos, quando falam delas, remetem à Tia Sandra no século passado. 

Um comentário:

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...