segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Jacilene e Gilmara castigadas no tronco

 


No ano de 1792, pouco antes de deixar a casa da Sinhá Adriana, em Vila Rica, a francesa Jacilene acabou sendo levada ao tronco dos escravos, onde foi açoitada. 

Isso aconteceu porque Sinhá Adriana resolveu punir severamente a escrava Gilmara, que havia tentado fugir da senzala. Sinhá Adriana mandava castigar os escravos fugitivos da forma mais cruel. Mas Sinhá Adriana ficou ainda mais revoltada quando Jacilene confessou que tentou ajudar Gilmara a fugir. Sinhá Adriana disse:

- Sua traidora. Tu veio da França, lhe dei morada, e tu me faz uma desfeita dessas?

- Ela estava sofrendo nas suas mãos. 

- Chega. Ela vai pro tronco. Mas tu também irá. 

- A senhora terá coragem de fazer isso comigo? 

- Você fez coisa muito pior, ajudando essa escrava a fugir. Vão ser punidas as duas! 

Jacilene e Gilmara foram acorrentadas e levadas ao tronco que ficava do lado de fora. Nem os apelos de Edlene, a tia de Sinhá Adriana, que gostava da Jacilene, adiantaram. O capataz perguntou:

- Quem quer ir primeiro? 

Jacilene se ofereceu para ir primeiro. Sinhá Adriana disse ao capataz:

- Bota essa sujeita no tronco mesmo, que ela fez por merecer! 

Ela levou vários açoites. Depois, foi a vez de Gilmara sofrer os cruéis castigos. Depois dessa fato, Jacilene se desencantou de vez com a Sinhá Adriana e decidiu deixar a casa dela após dez anos morando ali. Os açoites foram tão fortes que Jacilene carregou as marcas para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...