sábado, 5 de outubro de 2024

Mary Dee e o hospital de Lagoa da Italianinha

 

A cantora portuguesa Mary Dee chegou em 1935 no sítio Maniçoba, atual Lagoa da Italianinha, acompanhada de duas famílias italianas. Tanto ela como as duas famílias da Itália fugiram de seus países na época por questões políticas: Mary Dee era perseguida pelo regime de Salazar, enquanto os italianos sofriam nas mãos do fascismo de Mussolini. 

Mary Dee, passou muito tempo em terras brasileiras, sendo cantora por aqui, ao lado da nordestina Adelma e da alemã Danielly. Mary Dee formara sua família ainda em Portugal, sendo que ela recebeu seus filhos aqui quando havia passado a guerra. Mimi, atualmente candidata a prefeita em Lagoa da Italianinha, é sua bisneta. 

Defensora das tradições portuguesas em uma cidade pernambucana com fundadores italianos e presença alemã, Mary Dee adquiriu um grande terreno, sendo que em 1970, quando Lagoa da Italianinha já era uma cidade, ela doou o terreno para a construção de um hospital municipal. Inicialmente, se chamou Hospital Municipal de Lagoa da Italianinha, mas depois que Mary Dee morreu, ela foi homenageada batizando o hospital, que recebeu o nome de Hospital Municipal Mary Dee, que fica no bairro Mary Dee, também batizado em homenagem à cantora que ali havia morado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...