segunda-feira, 6 de novembro de 2023

A novata do sítio

 

No sítio Mandacaru, já quase na divisa de Lagoa da Italianinha com Lajedo, vive uma jovem camponesa chamada Genezya. Ela é de família humilde e mora em uma casinha simples, mas muito confortável. Bastante caseira, gosta da natureza e de criar animais.

Na realidade, ela vive há pouco tempo no referido sítio. Certo dia, ela foi visitada por uma vizinha sua, a Adilma, conhecida por sua valentia. Adilma estava montada no seu cavalo e ao passar por Genezya, que colhia frutos, disse:

- Vosmicê é nova por aqui, não é?

- Sim, vim lá de Cachoeirinha, aqui perto. Mas me falaram muito desse lugar, que é um paraíso, e é mesmo...

- Sim, aqui é... inclusive eu moro aqui perto, em uma casa que herdei de minha bisavó Edvânia e minha avó Adélia, eu sou prima da prefeita da cidade, dona Myllena. 

- Sério???? 

- Sim... aqui é tranquilo e sossegado, sabe? Aqui é bem longe do centro de Lagoa da Italianinha, mas lá é muito estranha a cidade... lá tem mistura de nordestino, italiano, alemão, português...

- Vixe, eu não entendo nada. 

- Bom, vou me retirar, mas precisar de qualquer coisa, pode me chamar. Não se preocupe, não tenho medo de nada, já matei até onça com minhas mãos. 

- Eita, tu é valente, hein, dona?

- Muito. 

Genezya perguntou:

- Que mal lhe pergunte, mora com marido e filhos?

- Não. Não sou casada e nem quero. 

- Ah, entendi...

Adilma disse:

- Vou indo, até mais ver! 

- Até, dona. 

Adilma foi cavalgar, enquanto Genezya continuava colhendo as frutas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mendiga Juliana

A mendiga Juliana costuma perambular pelas ruas centrais de Lagoa da Italianinha, pedindo esmolas, não só no centro como também na rodoviári...