A cidade de Lagoa da Italianinha também é conhecida por ter uma forte praça esportiva, além de contar com três times formados por imigrantes. Localizada em pleno Nordeste brasileiro, Lagoa da Italianinha tem um campeonato municipal disputado há anos, e suas partidas de futebol costumam levar muitos torcedores aos estádios.
Entre vários times da cidade, estão cinco que se colocam como os mais fortes e com maior torcida, e que ganharam a maior parte das ligas municipais: Asa Branca, Aurora, Germânia, Lusitânia e Pindorama.
O Asa Branca é genuinamente nordestino, fundado pelos partidários do Coronel Jefferson, em 1948. Os aliados do coronel montaram esse time que contava com jogadores que trabalhavam na fazenda de Jefferson. Pontes Florêncio, o futuro coronel prefeito da cidade de Lagoa da Italianinha e que viria ser o genro de Jefferson chegou a jogar pelo time como atacante. Até hoje, o Asa Branca é dono do maior número de títulos da liga municipal. Sua sede fica no centro da cidade.
O Aurora é tido como o principal rival do Asa Branca. O imigrante italiano Jadiael fundou este time em 1949 em resposta ao seu oponente Jefferson, e foi justamente contra o Asa Branca que foi realizada a primeira partida de sua história, partida essa que terminou 0x0. É o segundo time mais vitorioso da liga municipal. Sua sede fica no bairro Nova Itália. O Asa Branca e o Aurora chegaram a disputar o campeonato de Vila Dourada, quando Lagoa da Italianinha pertencia a este município, mas não fizeram grandes campanhas e sucumbiam aos times principais da cidade, incluindo o Vila Dourada.
Os outros três, Germânia, Lusitânia e Pindorama, viriam a ser fundados anos mais tarde, já depois que Lagoa da Italianinha havia se emancipado, em 1963. Na verdade, foi uma resposta das pequenas colônias alemã e portuguesa que não se sentiam representadas pelas outras duas equipes, além de no caso do terceiro, ser uma "resposta" ao Asa Branca, a quem eles acusavam de "separatismo" por supervalorizar o Nordeste em detrimento do resto do Brasil, e deram ao time o nome de Pindorama por ser o primeiro nome dado pelos indígenas ao Brasil. O Germânia foi fundado em 1964 pelos filhos da pintora alemã Inalda, que já estava idosa nessa época, enquanto o Lusitânia foi fundado em 1965 pelos filhos da cantora portuguesa Mary Dee. O Germânia e o Lusitânia correspondem às duas maiores forças depois do Asa Branca e do Aurora, além de serem o terceiro e o quarto maior vencedor na liga municipal, respectivamente. Devido a isso, essas duas equipes possuem uma rivalidade mais particular entre eles, mas não dispensando grandes jogos com as outras duas equipes. A sede do Germânia fica localizada no bairro Liberdade, bairro nobre da cidade, enquanto a sede do Lusitânia se localiza no bairro Mary Dee.
O Pindorama é o quinto time com maior número de títulos, mas nem por isso, é menos temido ou mais fraco. Já impôs derrotas duras às outras quatro equipes. Sua sede fica no bairro Bom Sucesso. Fundado em 1966 , Pindorama se destacou como maior adversário das equipes acima, sendo que provocava em especial o "nordestino" Asa Branca, se dizendo o time de "todo o Brasil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário