segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Gambás em campo


A história do futebol em Lagoa da Italianinha vem cercada de acontecimentos bizarros. Um deles aconteceu na semifinal da Liga Municipal no ano de 1976. O Asa Branca, time do então prefeito Coronel Pontes Florêncio, havia se classificado para a semifinal e pegaria seu grande rival Aurora, o time dos imigrantes italianos. A outra semifinal foi entre outros dois times de imigrantes, o Germânia e o Lusitânia.

Nessa pequena cidade do interior de Pernambuco, o coronel Pontes era a lei e a palavra dele valia mais que a própria lei municipal. Ele não engoliu a derrota na final de dois anos antes, quando o Aurora foi campeão em cima do Asa Branca. Pra isso, o coronel mandou seus capangas pegarem vários gambás para soltar no dia do jogo. 

Durante a partida, não saiu gol. Ficou 0x0 até o fim quando de repente, um bocado de gambás invadiram o campo. Os jogadores do Aurora ficaram assustados e a partida ficou paralisada durante 20 minutos até retirarem os bichos do campo. Mas o mau cheiro perdurava.

Tontos, os jogadores do Aurora ainda foram valentes, mas tomaram 1x0 no final da partida. O Asa Branca comemorou a ida para a final contra o Germânia, que havia derrotado o Lusitânia.

Mas na final, apesar de toda imposição do coronel prefeito, o Germânia venceu a final por 2x0, sendo o campeão da liga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mônica e sua velhice no Ceará

  No ano de 1976, Mônica, a beata, já tinha 96 anos de idade. Com a saúde fraca, andando com bengala e passando muito tempo sentada em uma c...