quarta-feira, 25 de outubro de 2023

A Zebra de 1969


Até hoje, em Lagoa da Italianinha, se lembram no mundo esportivo da "zebra de 1969". Trata-se de um fato que ocorreu no campeonato municipal daquele ano.

Era a terceira edição do referido campeonato, e apenas o Asa Branca e o Aurora, time dos imigrantes italianos, eram as duas forças. Germânia, Lusitânia e Pindorama nem de longe davam pinta que seriam grandes na liga.

Nos anos anteriores, o Asa Branca e o Aurora fizeram as finais do campeonato por duas vezes seguidas. O Asa Branca venceu a primeira em 1967 e o Aurora deu o troco em 1968.  

Chegaram as semifinais, e o Asa Branca liderou a primeira fase, com o Aurora em segundo lugar. Germânia e Lusitânia sofreram pra ficar em terceiro e quarto, respectivamente. O Pindorama ainda brigava pra entrar, mas ficou de fora por um gol.

O Asa Branca enfrentaria o Lusitânia, e o Aurora enfrentaria o Germânia. Mas os dirigentes do Asa Branca e do Aurora já se reuniam para combinar os jogos da final, com todos os detalhes, sem nem realizar ainda as partidas da semi.

Aí entrou a zebra: o Asa Branca saiu na frente, mas o time do coronel Pontes Florêncio levou uma virada do time de imigrantes portugueses, e o Lusitânia foi classificado para a final. Já o Aurora empatou em 0x0 com o Germânia, time dos imigrantes alemães, e nos pênaltis, o Germânia fez 5x4, sendo que os dois jogos tiraram da final os únicos dois times que haviam feito final até então, provocando uma final inédita.

Na final, o Germânia venceu por 2x1 o Lusitânia e sagrou-se campeão. Mas o Lusitânia seria campeão logo no ano seguinte, em 1970, e o Pindorama venceria em 1971. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As marcas do castigo

  Em 1812, a francesa Jacilene, morando no interior de Pernambuco, no pequeno povoado que viria a ser Vila Dourada, tinha 60 anos de idade. ...