quinta-feira, 19 de outubro de 2023

De aliadas a adversárias


Quem vê hoje em Lagoa da Italianinha a prefeita Myllena e a deputada federal Sandra Valéria trocando farpas, pouco imagina que ambas já foram aliadas no passado. Atualmente, a prefeita descalça luta para continuar no comando da cidade, enquanto a deputada tenta unir a oposição para derrotá-la. 

Em 1999, Sandra Valéria, uma ex-vereadora que havia se candidatado sem sucesso ao cargo de prefeita em 1996, abriu seu escritório político e lhe chamou atenção uma jovem inteligente, de roupa elegante e pés descalços, e que entendia muito de política. Myllena era essa jovem, e Sandra a chamou para ser sua secretária no referido escritório. Myllena tinha tanto a confiança de Sandra que ela tinha carta branca para tomar medidas mais simples. 

Em 2000, Sandra Valéria se candidatou novamente a prefeita, sem sucesso, e Myllena estava ali, como sua militante, chegando a liderar a juventude da candidata. Já em 2004, Sandra Valéria convidou Myllena para ser candidata a vereadora, convite imediatamente aceito pela jovem descalça, que sonhava em quebrar esse tabu na Câmara, onde uma "descalça" poderia atuar. Sandra não foi eleita prefeita, mas Myllena foi eleita vereadora em seu primeiro mandato. Eram dez vereadores, e o grupo de Sandra elegeu 7 vereadores, mas três deles passaram pro lado de Jurandyr, que havia sido eleito. Apenas Myllena, Janayna, Josimar e Adriana permaneceram com Sandra. 

Em 2008, Myllena novamente foi eleita vereadora, e Sandra novamente não conseguiu ser eleita prefeita. Nesse período, Sandra, cansada de quatro derrotas, pensou em indicar Myllena como sua candidata a prefeita em 2012, mas Myllena recusou e liderou o grupo para Sandra se candidatar novamente. Myllena conseguiu unir a oposição ao então prefeito Moab em torno de Sandra Valéria. 

Em 2012, Myllena pensou novamente em ser vereadora, mas Sandra Valéria conseguiu convencer os partidos de que a jovem descalça seria sua vice-prefeita. Myllena aceitou o desafio e brigou fortemente pela eleição, que acabou acontecendo. Sandra Valéria foi eleita prefeita, derrotando a chapa de Moab e Fafá. 

Sandra Valéria tomou posse em 2013, mas suas relações com sua vice começaram a se deteriorar quando Sandra excluiu Myllena de algumas decisões e se aproximou de Moab, seu antigo adversário. Myllena, ainda no primeiro ano, oficializou o rompimento e passou a ser a grande adversária de Sandra. Em 2016, a então vice-prefeita Myllena saiu candidata a prefeita, mas perdeu para Sandra Valéria, que foi reeleita. Mesmo sem mandato, Myllena seguia ativa na política. 

Em 2020, Myllena foi eleita prefeita, derrotando Janayna, que havia sucedido Sandra Valéria quando esta foi ser deputada federal. Desde então, Sandra Valéria e Myllena se enfrentam publicamente, sendo duas grandes adversárias políticas, inclusive, trocando graves acusações e críticas calorosas. Já são dez anos de rivalidade política entre ambas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mônica e sua velhice no Ceará

  No ano de 1976, Mônica, a beata, já tinha 96 anos de idade. Com a saúde fraca, andando com bengala e passando muito tempo sentada em uma c...