sábado, 14 de outubro de 2023

Mendigos e ex-mendigos

 

Durante muito tempo, Lagoa da Italianinha sofreu com um excessivo número de moradores de rua, sendo que o contingente de sem-tetos era muito alto levando em comparação que Lagoa da Italianinha é apenas uma cidade de interior. 

Recentemente, quando Sandra Valéria era prefeita, pouco antes de sua renúncia, ela conseguiu dinheiro para construir blocos de prédios para quem vivia nas ruas. Janayna, sua sucessora, começou a construção dos dois edifícios no Loteamento Monte Castelo, que foram batizados de "Luar do Sertão" e "Bella Ciao", homenageando uma música popular nordestina e uma canção italiana. Mas Janayna, que não foi reeleita, não conseguiu completar a construção. Janayna sempre teve um carinho especial pelos moradores de rua e se orgulha de ter iniciado a construção desses dois edifícios. 

Myllena, a prefeita que substituiu Janayna, apesar de ser adversária dela, deu continuidade à construção dos dois edifícios. Coube à sua secretária de Ação Social - Flávia, uma advogada que já morou nas ruas entre 1995 e 2005 -,a tarefa de convidar e cadastrar os mendigos para irem para o local. 

Muitos aceitaram, e ficaram felizes ao ganharem novos lares. Mas houve quem preferisse permanecer morando nas ruas, por diversas razões. 

Entre os que já moraram nas ruas e foram para o conjunto residencial, estão Andréa Descalça, os irmãos Jad, Valdenes, Juju Doida, Vitória, além de Maria Rita - a filha de Jad -, as irmãs Janielle e Janicleide, o Elton, as irmãs Déia e Drica, a Flaviana, a jovem Pri, a Josy e seu filho Joaquim, e a Aliny, além de muitas outras pessoas. 

Mas por outro lado, um número ainda considerável de pessoas se recusaram a sair das ruas: a Patrícia, a Andreza, o Guilherme - irmão de Valdenes, Jad, Juju e Vitória -, Gílson, Renata, as irmãs Gabriella e Hyasmin, a Deza, a Maria, a paralítica Tatá, a golpista Dardina, o José Felipe, a careca Suzy, Juliana, Solange, Eric, Silvana, Iago, Fábia, Ruth, Iraneide, Jéssica, Priscila, a maluca Layana, Plácido, Sandra, Josielma, Gigi, Moninha, Lua e Madame Anne. Cada um deles teve um motivo diferente para permanecer morando nas ruas e não irem morar no bloco residencial. 

Vale ressaltar que além dos que foram para o bloco e da própria Flávia, outra ex-moradora de rua famosa é a Marlene, que viveu no relento entre 2001 e 2008, e que também atua na gestão da prefeita Myllena, sendo a diretora do Terminal Rodoviário, onde tem sua lanchonete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chico Tripa se apaixona por Gioconda

  Morador do sítio Cafundó do Judas, nas proximidades do sítio Mandacaru, quase na divisa entre Lagoa da Italianinha e Lajedo, no interior d...