domingo, 29 de outubro de 2023

O medo de Inalda

 

Vivendo no Brasil desde 1915, a pintora alemã Inalda viveu momentos de angústia na década de 30. Por volta de 1936, temia pela sua sorte quando lhe chegou a notícia do que havia acontecido com Olga Benário Prestes, que assim como Inalda, era judia e alemã. 

Certo dia, ela estava na venda de Ed, e ele notou que Inalda estava muito apreensiva. Ed disse:

- Por que está assim, Inalda?

- Soubesse não? Olga foi entregue para a Gestapo! 

- Sim, eu soube. Mas o que isso tem a ver com você?

Inalda se levantou e disse:

- Eu sou judia e sou alemã, Ed! Se eu for descoberta, eu posso ser deportada e vou parar num daqueles malditos campos de concentração!

- Calma, Inalda. Olga se envolveu em uma revolta contra o governo Vargas, isso não é seu caso. Desde que você veio para o Brasil, você tem vivido em paz. 

Inalda disse:

- Sei lá.... aquele monstro que tá governando a Alemanha é capaz de tudo. Ele já deixou sempre claro o ódio dele contra os judeus. Eu não posso nunca duvidar a maldade dessa gente. 

- É melhor se acalmar, Inalda. Nada acontecerá com você.

Inalda se levantou, e saiu, indo nadar em um lago próximo. Apesar de sua apreensão, nada aconteceu com ela, a não ser um episódio de ter seu rádio confiscado, já depois do Brasil ter declarado guerra contra Itália, Alemanha e Japão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....