quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Gabriella e Warlla: um encontro de duas mendigas que já foram ricas

 

Era noite, quando a mendiga Gabriella estava nas ruas da cidade de Lagoa da Italianinha, e apareceu em uma rua deserta, onde estava outra mendiga, Warlla, a "mendiga chique". Gabriella disse:

- Boa noite. 

- Boa.. - respondeu Warlla, secamente. 

As duas moradoras de rua, em comum, já foram ricas, nascidas em berço de ouro, e ambas perderam tudo. Gabriella era considerada uma "patricinha", enquanto Warlla, uma "diva", uma "madame". Mas o comportamento de ambas é diferente: enquanto Warlla insiste em se vestir como uma madame, mesmo morando nas ruas, Gabriella é bastante humilde e despojada. 

Gabriella disse:

- Tu sente saudades de quando tu fosse rica?

- Oxe, por que a pergunta? 

- Porque eu não sinto. Eu já fui rica, também. Era a patricinha de Boa Viagem, mas perdemos tudo. Eu me vejo na realidade onde estou. 

Warlla deu risada e disse:

- Tu? Mulher, eu fui rica, mesmo, perdi tudo, também, mas não perco a pose. Isso jamais. 

- Tolice de sua parte. 

Warlla disse:

- Olha pra tu, descabelada, suja, maltrapilha, descalça... oxe. Nem parece que tu fosse uma patricinha que tu diz ter sido. 

Gabriella disse:

- Sabe qual teu problema, Warlla? Tu ainda é apegada a coisas materiais. Eu não. Eu me conformo em ter a roupa no corpo, e poder me alimentar. Tu, se vestindo assim, é como se tu não aceitasse a sua perda, o seu destino, o que te aconteceu. Mas eu sou mais rica do que eu era. 

- Não diga. Tu???? 

- Sim. Eu tenho Cristo. 

- Pronto, já vem com conversa de crente. 

- Não é conversa de crente, é o Evangelho, nem perguntei tua religião, se é que tu tem alguma. A única riqueza que quero é dos céus, não quero mais nada aqui da Terra. 

Warlla se levantou e disse:

- Olha, a tua conversa é muito bonita, mas comigo não cola, tá? Olha, vou sair. Uma pena que eu odeio andar descalça, senão eu te daria meus sapatos salto alto pra tu não ficar de pés no chão. 

- Pode ficar com seus sapatos. Não quero. 

- Está bem. Com licença e me deixa em paz. Tu tá com uma catinga de saco velho, querida, portanto, fique longe de mim e da minha beleza. 

Warlla foi se deitar do outro lado da rua, enquanto Gabriella orava por ela, antes de também adormecer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jacilene ensina Gilmara a tocar piano

 Mesmo morando numa das principais casas grandes de Vila Rica com a malvada Sinhá Adriana, que vivia maltratando sua escrava Gilmara, a fran...