sábado, 19 de outubro de 2024

Rita de Cássia vira uma autêntica mendiga

 

Quem passa pelas ruas de Lagoa da Italianinha e vê Rita de Cássia, a maluquinha que tem mente de criança, vê que ela nem de longe lembra a moça que vivia com uma família dentro de casa. Descabelada e bastante suja, Rita também exala cheiro forte e dorme em qualquer calçada ao lado de sua boneca Dalila. 

Rita continua usando uma blusa preta, mas por fora, ainda usa outra blusa, branca e suja, e calça azul jeans. Usa um chinelo só no pé direito, e o pé esquerdo é descalço. Usa chupeta e não larga de sua boneca. Suas calças estão sujas de fezes e urina. 

Rita só não passa fome porque sua prima Malu lhe leva alimentos diariamente. Apesar dos apelos, Rita se recusa a sair das ruas, alegando que se sente mais "livre". 

Numa certa noite, Wêdja chegou em casa, e disse para sua prima Wéllia:

- Tu nem sabe quem eu vi. 

- O monstro da meia noite!

- Não, a nossa prima Rita de Cássia. 

Wéllia disse:

- Não diga, e onde ela estava?

- Estava deitada no Pátio Verona. Cheguei pra conversar com ela, e parece que ela agora que tá morando nas ruas, ficou mais destrambelhada. Ficou falando umas coisas sem nexo, falando até em fazer cocô nas calças, como ela sempre faz. Dizem que a doida sou eu, mas ela tá passando da conta. 

- Minha mãe nem quer mais ela aqui, deixe ela no meio desses mendigos nojentos. Ela é rebelde e inconsequente, ela que fique nas ruas. 

- Ela me disse que quer ficar nas ruas para sempre, mesmo. 

- Pois deixe. É um favor que ela faz!

Enquanto isso, Rita, no Pátio Verona, brincava com sua boneca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O recomeço de Mauro

Em Fortaleza, no ano de 1875, o jovem Mauro precisou se recuperar do suicídio de sua irmã Sophia, que se afogou no mar. Ele amava muito sua ...