quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Jacilene ensina Gilmara a tocar piano


 Mesmo morando numa das principais casas grandes de Vila Rica com a malvada Sinhá Adriana, que vivia maltratando sua escrava Gilmara, a francesa Jacilene procurava ajudar a cativa. Numa certa noite de 1788, Sinhá Adriana havia saído, e Jacilene começou a tocar piano. A escrava Gilmara foi servir a francesa, mas ficou observando. 

Jacilene percebeu, e disse:

- Gostou, Gilmara?

- Sim, senhora. Lindo demais. 

Jacilene pegou a taça que a escrava veio lhe trazer, e disse:

- Que aprender a tocar?

- Puxa, acho que não consigo aprender. 

- Você consegue qualquer coisa. Venha, se sente. Eu te ensino. Não se preocupe, Sinhá Adriana vai demorar. 

Gilmara, mesmo tímida e envergonhada, sentou-se e começou a dedilhar algumas teclas do piano. Jacilene lhe ensinava os acordes e como tocar. 

Uma hora depois, Sinhá Adriana chegou com sua tia Edlene, e Gilmara ainda estava no piano. Sinhá Adriana disse:

- Mas o que tá fazendo aí?

Quando Gilmara ia responder, Jacilene disse:

- Fui eu quem quis ensiná-la a tocar piano. Ela estava gostando de me ver tocar. 

Sinhá Adriana disse pra Gilmara:

- Volte pra cozinha! 

Gilmara saiu, e Sinhá Adriana disse:

- Jacilene, um conselho de amiga, aceite de coração. Não dê muita liberdade pra essa escrava dos pés sujos, não, que no primeiro bote, ela pode aprontar. Você entendeu?

- Sim. Me desculpe. Vou dormir. 

Jacilene foi na cozinha, cumprimentou Gilmara e foi dormir. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jacilene ensina Gilmara a tocar piano

 Mesmo morando numa das principais casas grandes de Vila Rica com a malvada Sinhá Adriana, que vivia maltratando sua escrava Gilmara, a fran...