sábado, 31 de agosto de 2024

A carta de Alessandra para Danielly

Assim que foi presa em um campo de concentração em 1939, após a Alemanha invadir a Polônia, Alessandra se preocupou com sua amiga Danielly, a cantora judia que já havia tido sua loja atacada na Noite dos Cristais no ano anterior. Alessandra escreveu uma carta que chegou até Danielly através de um homem que foi liberto do campo após ele ter sido preso por engano. Danielly recebeu a carta, que dizia:

"Querida Danielly,

Preciso te pedir algo muito sério. Sua prima Inalda, que tá morando no Brasil, anda pedindo que tu vá lá morar com ela. Pois faça isso imediatamente. Saia da Alemanha! Estão prendendo as pessoas em um lugar horrível como o que estou agora. Já encontrei pessoas aqui magras e pálidas. Não sei o que vai acontecer comigo. Não sei nem se sairei viva desse inferno. E não quero, minha querida, que tu venha parar aqui onde estou. Você é judia, e com você, vai ser muito pior, pois o principal alvo deles são os judeus. Eu sou comunista, e estou sendo maltratada aqui. 

Quando eu falava que Hitler seria esse monstro, você achava um pouco difícil, que ele não faria todas aquelas monstruosidades que ele falava que faria. Pois é, estamos descobrindo da pior forma que ele é muito pior do que imaginávamos. Eu tinha repúdio terrível contra ele, ele sempre me pareceu um monstro psicopata. Mas ele tá conseguindo me surpreender, sendo muito pior. 

Vá imediatamente para o Brasil, onde mora Inalda. Caso contrário, você morrerá. Escute o que estou te dizendo. Vá e mande notícias minhas para Inalda, amo os quadros que ela pinta. 

Beijos, de sua amiga Alessandra". 

Danielly chorou, e no dia seguinte, foi para Hamburgo, onde pegou um navio rumo ao Brasil, se estabelecendo em Pernambuco, onde sua prima Inalda já residia. Inalda ficou feliz ao receber a prima e triste ao saber do que havia acontecido com Alessandra, sua amiga de infância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...