sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Maria Clara no chafariz em Vila Dourada

 

Entre as muitas loucuras que a camponesa descalça Maria Clara já praticou, uma delas foi tomar banho de chafariz em praça pública em Vila Dourada. O ano era 1937, e ela, que tinha 19 anos, saiu de casa, no sítio Maniçoba e foi sozinha para Vila Dourada. 

O calor estava muito forte, e Maria Clara, ao ver o chafariz, não teve dúvida. Decidiu entrar na fonte e se encharcar da água que caía forte. 

Alguns a olhavam com surpresa. As beatas Mônica e Lady Andréia saíam da igreja e ficaram horrorizadas. Mônica disse:

- Essa louca de pedra vem lá do sítio pra brincar no chafariz aqui. 

- Isso deve ser uma maluca, mesmo! - disse Lady Andréia. 

O padre Francisco e a irmã Renata Augusta também observavam de longe, boquiabertos. Maria Clara se divertia sem se preocupar com os olhares das pessoas em volta. 

A vendedora de comidas Janaína e a mendiga Valdinha, com sua filha Rayane também observavam. Valdinha disse:

- Esse negócio de tomar banho no chafariz sou eu quem faço por que eu moro na rua. Sei nem que é essa. 

Janaína disse:

- Ela mora lá perto de minha casa, no sítio. É mais pobre que eu. 

Depois de mais de uma hora, Maria Clara saiu do chafariz, e disse:

- Que alívio, agora passou o calor. 

Maria Clara dava bom dia para as pessoas sem nem notar os olhares delas. Quando ela saiu de Vila Dourada, foi pra casa da alemã Inalda, para ter aula de pintura. Inalda notou que ela estava úmida, e disse:

- Por que tu está molhada?

- Eu tomei banho no chafariz lá em Vila Dourada. 

Inalda riu e disse:

- Tá maluca? No meio do povo? 

- O que é que tem? Me diverti muito. Eu nem costumo ligar para as opiniões dos outros. 

Inalda riu e começou a lhe dar a aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...