terça-feira, 20 de agosto de 2024

Andreza é reconhecida por outra ex-modelo

 

Numa certa manhã, em Lagoa da Italianinha, uma mulher de quase 50 anos de idade passava pelo Pátio Verona, quando viu a mendiga Andreza ali. Ela se aproximou para lhe dar esmola, de repente, ela disse:

- Espere. Eu te conheço. 

- Não me lembro de tu. 

- Tu não é a Andreza?

A mendiga ficou surpresa. Ela disse:

- Bom, eu sou a Andreza, sim, mas de onde tu me conhece?

- Você foi modelo lá em Caruaru, eu desfilei nas passarelas junto com você. 

- Realmente, eu fui modelo, esse tempo maldito. 

- Mas o que aconteceu com tu, mulher? Você nem de longe lembra aquela morena deslumbrante que desfilava nas passarelas, de corpo lindo e jeito de índia. 

- Nem quero lembrar. 

- O que aconteceu com você? Onde você está morando?

Andreza disse:

- Nas ruas, como você tá vendo. Não tenho casa. 

- Puxa, mas como tu caiu tanto? O que aconteceu?

- Eu fui roubada por um noivo cafajeste que me deixou na lona sem nada. 

A mulher disse:

- Vou falar lá em Caruaru sobre sua situação...

- Não quero. Eu quero continuar nas ruas, mesmo. 

- Oxe, Andreza. Olha tu aí, tu tá suja, fedida, descalça, com cheiro forte de urina, com mau hálito, catinga de sovaco...

- Eu quero continuar assim. É um favor que a senhora faz se não se meter. Agradeço sua preocupação, mas eu desejo permanecer como mendiga. Assim não serei nunca mais objeto de desejos de cabra safado nenhum. 

- Nem se casasse, nem tem filhos?

- Nem quero. Quero ficar sozinha. Sou livre. 

- Oxe, tu chama isso de liberdade, essa vida que tu leva? 

- Chamo. Durmo em qualquer lugar pelas ruas aqui, vou tomar meu café, fumar meu cigarro, sem ser objeto de desejo de canalha nenhum, de nenhum cafajeste. 

- Bom... você é quem sabe. Eu quero te ajudar. 

- Obrigada, você me ajuda se não falar nada a ninguém. 

Andreza ascendeu um cigarro e começou a fumar. A mulher perguntou:

- Pelo menos, tu toma banho, Andreza? Me desculpe, estás com um cheiro terrível. 

- Não, não estou a fim. Quanto mais fedida eu tiver, mas me afastam os cafajestes. 

- Aff, que coisa, Andreza. Pelo menos, tome um banho, tu tá muito suja e com um cheiro terrível. Principalmente de urina...

- Claro, eu mijo nas calças. Pense como é bom. 

- Credo, tu na época tinha mania de limpeza, agora tu tá desse jeito. 

- A vida me fez assim. 

Apareceu na hora o mendigo Guilherme, que deu um abraço em Andreza, e perguntou:

- O que está acontecendo?

- Nada, é só uma amiga de longas datas falando comigo aqui. 

A mulher se despediu e foi embora, atordoada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...