sábado, 31 de agosto de 2024

A carta de Wrialle

 

Tendo chegado ao Brasil em 1784 e se estabelecido em Vila Rica, o americano Wrialle, que havia lutado pela Independência dos Estados Unidos, escreveu uma carta para seus pais, que residiam na Filadélfia: 

"Pais queridos,

Aqui onde estou é muito diferente, cultura diferente, povo diferente. Estou em Vila Rica, uma cidade importante de um lugar chamado Minas Gerais. Nosso processo de independência já está concluído, mas por aqui ainda pouco se fala no assunto. Dizem que o território aqui é grande, muito maior do que nossas antigas treze colônias. Como pode um país pequeno como Portugal comandar um lugar gigantesco aqui? Disseram aqui, não sei se é exagero, mas é maior que toda a Europa junta. 

Aqui o povo é muito católico, não é difícil encontrar igrejas romanas pelas ruas das cidades. Nós somos formados no protestantismo, mas aqui o catolicismo é muito mais forte. E aqui, mesmo as províncias são gigantes, temos aqui Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, a lista é extensa. 

Bom, se aqui aparecer desejo do povo de se libertar de Portugal, estarei junto. Sou pela autodeterminação dos povos, é hora do povo do novo mundo se libertar do jugo europeu. 

Bom, isso é tudo. Mande meus abraços para todos. Espero em breve voltar. 

Com carinho, Wrialle". 

Vale ressaltar que Wrialle só voltou em 1824, já com 70 anos e casado com a brasileira Fabiana, nascida na Bahia, mas morando em Vila Rica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...