segunda-feira, 12 de agosto de 2024

O cangaceiro que aterrorizou Vila Dourada

 

O famoso cangaceiro Biu Ipojuca foi famoso na década de 30 por realizar vários saques e invasões, especialmente na região de Vila Dourada. Ele, que nascera em 1898, nas proximidades do Rio Ipojuca, gostava, aos vinte anos, de fazer caças, como na foto acima. 

Mas enveredou-se pelo lado do cangaço quando perdeu seus parentes, e seu alvo preferido foi Vila Dourada, pois descobriu que um dos policiais que havia matado seus parentes era o Arnaldo Villegagnon, de família tradicional de Vila Dourada. 

Reuniu um bando composto por Linho e Carlinhos, além da Débora Eduarda, que era de Vila Dourada. E assim, aterrorizaram Vila Dourada, o sítio Maniçoba - atual Lagoa da Italianinha - realizando saques e assassinatos. Débora Eduarda se uniu ao bando e ela era tão corajosa que Biu Ipojuca a escolheu para ser sua sucessora. Achava Linho medroso e Carlinhos um tanto ambicioso demais. 

Em 1938, foram presos no sítio Maniçoba, quando planejavam invadir a fazenda dos italianos, a mando do Coronel Jefferson, inimigo ferrenho do mimigrante italiano Jadiael. Chegava ao fim o temido bando do Biu Ipojuca. Hoje, seus descendentes Zeca, Candoca e Chiquinho vivem em Santana do Pajeú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mônica e sua velhice no Ceará

  No ano de 1976, Mônica, a beata, já tinha 96 anos de idade. Com a saúde fraca, andando com bengala e passando muito tempo sentada em uma c...