quinta-feira, 29 de agosto de 2024

A luta de Janaína


Na década de 30, pelas ruas de Vila Dourada, a Janaína vendia comidas aos transeuntes. No ano de 1935, ela já tinha 47 anos, era casada com o agricultor Jadilson e tinha dois filhos já adultos na época, o Jadiel e a Jamile. Algumas vezes, Jamile acompanhava sua mãe nas vendas.

Janaína, que nasceu em 1888, sempre foi muito humilde. Nunca estudou e sempre lutou para sobreviver. Mesmo já casada, ainda era muito pobre. Vivia em uma cabana humilde e simples. Faltava dinheiro, mas sobrava amor. 

Jamile, a filha caçula, tentava ser amiga da riquinha Jennifer, a filha do coronel Jefferson, esperando obter vantagens, mas Jennifer esnobava Jamile por ser pobre. Em alguns momentos, Jamile até entrou em conflitos com sua família.

Janaína permaneceu muitos anos vendendo comidas pelas ruas. Em 1958, quando ela tinha 70 anos, ainda era pobre, mas melhorara um pouco de vida. A cabana já havia virado uma casa humilde mas muito mais confortável. Nessa ocasião, com os pais já idosos, Jadiel cuidava da agricultura e Jamile vendia comidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mônica e sua velhice no Ceará

  No ano de 1976, Mônica, a beata, já tinha 96 anos de idade. Com a saúde fraca, andando com bengala e passando muito tempo sentada em uma c...