sábado, 24 de agosto de 2024

Fabiana mostra coragem na Conjuração Baiana

 

Embora morando em Vila Rica, a jovem Fabiana era baiana de nascimento, e ela, em 1798, já casada com o americano Wrialle, pediu para irem até a Bahia ajudar os revoltosos. 

Wrialle admirou a força e a coragem de sua esposa. Mesmo parecendo uma camponesa pacata, ela demonstrava coragem, força e rigor. 

Mas seus pais ficaram preocupados com o que poderia acontecer com Fabiana. Ela disse:

- Não se preocupem, estarei em proteção, meu marido irá comigo. 

A mãe disse:

- Não se esqueça do que aconteceu alguns anos atrás com Tiradentes aqui em Vila Rica, filha. 

- Não esqueço. Mas quero pagar o preço, se for necessário. 

Wrialle disse:

- Estarei ajudando oferecendo minha experiência como guerreiro na luta pela independência lá do meu país, os Estados Unidos da América. O resultado é que agora os Estados Unidos são uma nação livre e independente, lá está sendo governada por um segundo presidente, John Adams, sucessor de George Washington. Quero que isso aconteça aqui também e estarei pronto para ajudar minha amada e o estado dela. 

- Vão com Deus, que Ele proteja vocês!

Wrialle e Fabiana partiram para a Bahia e estiveram por lá até 1799, quando a Revolta dos Alfaiates foi derrotada. O casal conseguiu escapar e voltar sem punição para Minas Gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...