sábado, 14 de setembro de 2024

O desabafo de Warlla

 

Anoiteceu em Lagoa da Italianinha, e Warlla, a "mendiga chique", estava solitária nas proximidades do restaurante de Paula. Ela ficava de olho no restaurante, como se quisesse comer alguma coisa. Mas não tinha dinheiro nenhum. 

Paula desceu até ela, e disse:

- Tu precisa de alguma coisa?

- Comer. Não comi nada. 

- Por que? Dieta?

- Não. Falta de dinheiro, mesmo. 

Paula disse:

- Mas tu parece ser rica, uma mulher fina e elegante...

Warlla riu e disse:

- Sempre dizem isso, eu estou vestida assim, mas eu não tenho casa, dona. Eu durmo nas ruas! 

- Sério?

- Sim, será que pra ser mendiga eu tenho que ser suja, fedida e descalça? Eu não, eu uso essa roupa chique, esses sapatos salto alto que não tiro nem pra tomar banho... e essa bolsa onde eu carrego meu lençol que me cobre todas as noites nas calçadas por aí. 

- Mas, como pode???? Não posso entender.

- Fui muito rica. Já fui rica, já viajei ao mundo, mas eu gastei, gastei muito, perdi tudo. Eu já fui a muito restaurante chique feito esse seu, e era cheio de gente do meu lado. Agora que sou uma andarilha, eles passam por mim e fingem que não me conhecem! 

- Mas alguém já quis te tirar das ruas, não? 

- Já, mas eu não quero viver de favor na casa de ninguém nem viver de aluguel! Prefiro viver nas ruas a essas humilhações. Pelo menos, sou mais livre. 

- Mas e aqueles prédios para onde alguns que moravam nas ruas foram, o Luar do Sertão e o Bella Ciao????

- Aquele lugar que só tem pobre? Pequeno? Tô fora! - disse Warlla. 

- Então, pelo visto, tu vai continuar sofrendo nas ruas, mesmo, por puro orgulho. 

Warlla disse:

- Pelo menos, me dê de comer. Estou com muita fome. 

- Está bem. Vou mandar Maria Rita te trazer comida. Fome não pode esperar. 

Maria Rita trouxe comida para Warlla, que comeu e depois devolveu a marmita. Warlla dormiu na calçada do restaurante naquela noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A idosa Alvanir e o piano

  Mesmo já idosa e doente, a Alvanir, dama cearense que lutou pela causa da abolição da escravatura, ainda mostrava vigor tocando seu piano....