sábado, 14 de setembro de 2024

Tassiana enfrenta Sinhá Adriana

 

O ano era 1787. Tassiana, outrora muito pobre, tinha melhorado de vida e estava residindo em um sobrado adquirido por ela mesma. Ela foi convidada juntamente com Márcia para ir jantar na casa de Edlene. 

Na hora do jantar, estavam à mesa Edlene, sua sobrinha Sinhá Adriana, a francesa Jacilene, além de Tassiana e Márcia. Sinhá Adriana disse para sua tia Edlene:

- Tia Edlene, a senhora insiste em ser boazinha com os pobres, não acha que tá exagerando?

- Adriana, eu trouxe minhas duas amigas, e Tassiana não é mais pobre, ela melhorou de vida. 

Sinhá Adriana disse:

- Uma vez pobre, sempre pobre. 

Tassiana disse:

- Pode ser, mas não sou pobre de caráter. Por que a fama aqui em Vila Rica é muito grande sua. Você é cruel, maltrata os escravos, e já mandou até matar pessoas, eu conheço a história do menino Thomas, que é adotado pela Brenda, e você simplesmente matou os pais dele. 

- Mas é muito petulante a senhora, eu não matei ninguém. 

- Não falo coisas ainda mais sérias que sei de você por consideração à sua tia. 

A francesa Jacilene, que estava à mesa, disse:

- Por favor, vamos comer em paz. 

- Pois eu não vou voltar a comer enquanto essa senhora não se retirar - disse Sinhá Adriana. 

Tassiana se levantou e disse:

- Não se preocupe, estou me retirando. 

Edlene disse:

- Pare com isso, Tassiana. Eu te convidei. Sente-se. 

Sinhá Adriana disse:

- Então, sou eu quem não quero mais continuar. Perdi a fome. 

Sinhá Adriana se retirou, e Tassiana disse:

- Desculpe, Edlene, não queria causar isso...

- Eu que te peço desculpas pela minha sobrinha, não foi assim que meu irmão criou ela, não. Mas eu vou ter uma conversa séria com ela! 

Márcia disse:

- Uma pena, Edlene. 

Jacilene disse:

- Não concordo com muitas coisas que ela faz, mas tenho que ficar calada, ela é a dona da casa, eu vim da França e ela me acolheu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renata e Rita de Cássia se tornam amigas

  Numa certa noite, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária em Lagoa da Italianinha, a mendiga Renata viu a Rita de Cássia, a maluqui...