quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Patrícia e Warlla trocam provocações na rodoviária

 

Numa certa tarde, na lanchonete da rodoviária, duas mulheres estavam ali, e uma perto da outra, se estranhavam. Estava de um lado a Patrícia, que é corcunda, usa uma bengala improvisada, vestido azul, blusa branca suja e anda descalça, além de usar um lenço na cabeça; do outro, estava a Warlla, com óculos escuros, paletó vermelho, blusa por dentro, calça e sapatos salto alto, além de carregar uma bolsa. Mas em comum, as duas são moradoras de rua. 

As duas se conhecem há tempos e não se dão bem. Warlla provocou Patrícia, dizendo:

- Tu está acabada, hein, velhinha? Tá toda corcunda...

- E daí? 

- Eu acho que tu tem que ir pra um abrigo de velhos, sabe? 



Patrícia disse:

- Tu se acha porque um dia tu fosse rica, e se veste aí como madame. Mas tu fica se enganando a tu mesma. Tu mora nas ruas feito eu, tu dorme nas calçadas, no chão sujo, e com um cobertor pra se proteger do frio, e olhando o céu igual a mim. 

- É... verdade. Mas eu sou chique assim mesmo. Nasci pra ser chique, não importa de debaixo de um teto ou fora de um teto. - disse Warlla. 

- Eu acho que tu tem que procurar teu lugar, Warlla. Tu não tem mais nada, a não ser essa roupa que engana as pessoas. 

- Quem és tu pra dizer o que eu devo fazer? Uma velha corcunda que tá mais suja que ficha de condenado? Eu sou mendiga, mas não sou suja e nem fedida. 

Patrícia riu e disse:

- Tua roupa já tá suja, querida. Faz-me rir, não. 

Marlene disse para as duas mendigas:

- Olha, senhoras, se vão brigar aqui, é melhor irem para lá, tá bom? 

Patrícia disse:

- Não, não quero briga. Eu sou uma pessoa autêntica, mas tem gente que simplesmente não se enxerga onde está inserida. Na certa, se veste assim para tentar reconquistar um lugar na alta sociedade de Lagoa da Italianinha. Mas todas as pessoas aqui sabem a golpista que tu é.



Warlla retrucou:

- Sabe de uma coisa? Não tenho paciência para escutar uma velha esclerosada, não vou me rebaixar ao seu nível. 

- Você já está no meu nível, você e eu somos andarilhas, não temos casa!  

Warlla disse para Marlene:

- Com licença, não quero bater nessa senhora, seria uma covardia de uma diva, uma lady feito eu! 

Warlla se retirou, e Patrícia disse:

- Eu tenho é pena dela, é uma mendiga, uma moradora de rua e se acha uma lady. Mas tá por aí dormindo nas calçadas feito eu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda e Marlene se enfrentam no restaurante de Paula

  Numa certa noite, no restaurante de Paula, o clima esquentou. Isso porque Josenilda e Marlene acabaram se encontrando. Josenilda é a atual...