quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Inalda angustiada com a guerra

Em 1944, Inalda, a pintora judia alemã, que morava no sítio Mandacaru, no interior de Pernambuco, onde hoje atualmente se localiza Lagoa da Italianinha, estava muito abalada com a guerra. Ela havia tido seus rádios confiscados por membros do governo, assim como as famílias italianas que ali residiam. 

Inalda foi na venda de Ed, que mesmo sendo proibido de "servir alemães e italianos", desobedeceu à proibição. Inalda começou a beber, e Ed disse:

- O que tu tem?

- Chateada com essa situação, tive meu rádio tomado, estou sendo hostilizada nos locais, lá mesmo em Vila Dourada, me olham de cara feia. Parece que ser alemã agora é crime imperdoável. 

- Lamentável, aqui mesmo já vieram policiais de Vila Dourada me proibindo servir alemães e italianos. 

- E você se arriscando por mim?

- Inalda, você não tem culpa dessa maldita guerra. Tem muita gente inocente sofrendo. Ontem, mesmo, a coitada da dona Mônica veio aqui e chorou muito porque o filho dela, o Antônio Neto, foi chamado pela Força Expedicionária Brasileira. E claro, que como mãe, ela teme pela vida do filho.  

- Eu me sinto até aliviada que minha prima Danielly tá aí, mas minha amiga de infância Alessandra tá num campo de concentração e eu não sei se ela tá viva ou morta! Estou muito angustiada. 

- O que eu mais acho chato nisso tudo é que esses poderosos brigam entre eles, mas só sobra para os inocentes. 

- Acredite, eu sou alemã, mas pelo meu desejo, aquele ditador Hitler jamais teria chegado ao poder. Ele se aproveitou de uma nação com problemas e fragilizada para seduzir as pessoas com os discursos de ódio dele. E infelizmente, deu certo pra ele. Eu acho que agora, só param ele se matá-lo. Não desejo esse mal a ninguém, mas talvez seja a única forma de acabar com esse inferno! 

Ed abraçou Inalda, e lhe disse:

- Vai pra casa, você precisa descansar. Não quero que lhe façam nenhum mal. 

- Está bem.

Inalda saiu dali, e Ed dizia para si mesmo:

- O que é que essa maravilhosa mulher tem a ver com essa maldita guerra? Os homens grandões brigam e os inocentes são quem sofrem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda e Marlene se enfrentam no restaurante de Paula

  Numa certa noite, no restaurante de Paula, o clima esquentou. Isso porque Josenilda e Marlene acabaram se encontrando. Josenilda é a atual...