quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Um amor que superou obstáculos

 

Quando a camponesa Fabiana conheceu o americano Wrialle, mal sabia ela que ele seria o seu futuro marido, sendo ele estrangeiro. Fabiana, baiana de nascimento, morava em Vila Rica, Minas Gerais. O ano era 1784 quando eles se encontraram pela primeira vez. Eles enfrentaram tantos desafios para viver esse amor que eles só se casariam na década seguinte. 

Os pais de Fabiana desconfiavam do jovem estrangeiro. Na sociedade de Vila Rica ele não era bem visto por possuir ideias iluministas e anti-colonialistas. Ele havia lutado na Revolução Americana, depois da Independência dos Estados Unidos em 1776, até 1783, quando a Inglaterra reconheceu a independência americana. 

Outro obstáculo é que em Vila Rica, Fabiana era cortejada por vários homens, inclusive, alguns ricos. E eles faziam de tudo para desacreditar o americano, como se ele fosse um mulherengo, e pelo fato dele ser estrangeiro, tinha "costumes desconhecidos". Para terminar, até mesmo os padres da igreja desaconselhavam Fabiana a se casar com Wrialle, pois ele era descendente de puritanos calvinistas, que ajudaram a fundar os Estados Unidos. 

O pai de Fabiana não confiava no rapaz, já a mãe começou a simpatizar com ele. Wrialle demonstrava que não queria aventura, e sim, uma esposa. E era questionado sobre o que viu naquela humilde brasileira e baiana por alguns amigos:

- Além de bonita, inteligente, prestativa e valente. Não tem medo de nada. - respondia Wrialle.

O possível namoro entre os dois contava com apoio das melhores amigas de Fabiana: as humildes Brenda e Neide e a francesa Jacilene. Até mesmo o menino Thomas se envolveu, bancando o cupido e ajudando-os a se encontrarem diversas vezes.  

Por fim, por volta de 1787, conseguiram assumir um namoro, e se casaram alguns anos depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jacilene ensina Gilmara a tocar piano

 Mesmo morando numa das principais casas grandes de Vila Rica com a malvada Sinhá Adriana, que vivia maltratando sua escrava Gilmara, a fran...