domingo, 31 de dezembro de 2023

Brenda defende a Inconfidência Mineira


 Ano de 1789. A jovem Brenda, bastante humilde, costumava vender comidas pelas ruas de Vila Rica. Mesmo sendo muito pobre, ela tinha estudo e sabia dos principais fatos ocorridos na ocasião. Brenda desafiou uma sociedade retrógrada na época, tentando mudar o mundo.

Brenda, uma certa tarde, passava perto da igreja de Vila Rica, onde algumas pessoas estavam. Mas o clima era de agitação. Ela estava com Thomas, o menino que ela criara desde que ele ficou órfão quando seus pais morreram em um incêndio. Ela deu um lanche pra ele, dizendo: 

- Pegue essa lanche pra você.

Thomas se deliciava do lanche, e Brenda disse:

- Tu me contou que nascesse no mesmo ano da independência dos Estados Unidos e lhe deram o nome em homenagem a alguém de lá, não foi? 

- Sim, eu nasci em 1776, meu pai me botou o nome de Thomas em homenagem a um tal de Thomas Jefferson, que foi o autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

- Hummm... independência essa que estamos tentando conquistar. Aqui tem um movimento que está tentando separar o Brasil de Portugal, e eu estou apoiando esse movimento. O problema é que faz dias que Tiradentes não é visto aqui.

- Quem é Tiradentes?

- Joaquim José da Silva Xavier, ele tem esse apelido porque é dentista. Mas ele vai trazer novidades, assim espero.

De repente, algumas pessoas começaram a correr. Brenda perguntou:

- O que está acontecendo?

Um dos homens se aproximou dela e disse:

- Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, pegaram ele e vão trazer ele pra ser julgado aqui!

Brenda ficou desesperada, e chorava. Thomas disse:

- O que foi, dona Brenda?

- Acabou nosso sonho. Os portugueses botaram a mão em Joaquim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....