domingo, 31 de dezembro de 2023

Uma virada de ano difícil

 

Foto ilustrativa

A virada do ano de 1944 para 1945 não foi fácil para o agricultor Antônio Neto. Do interior de Pernambuco, ele havia sido convocado pela Força Expedicionária Brasileira para ir lutar na guerra. Já faziam alguns meses de sua partida do Sítio Maniçoba para os campos da Toscana. 

Era sua primeira virada de ano longe de sua mãe Mônica, a quem tinha muito amor, apesar dela ser muito rigorosa. Ele estava ao lado dos pracinhas Gabriel, Mateus e Rodrigo, que também sofriam longe de suas famílias. Gabriel vinha de Minas Gerais, Mateus vinha do Rio Grande do Sul e Rodrigo vinha do Rio Grande do Norte. 

Em dado momento, Gabriel disse:

- Antônio Neto, tá difícil, virada de ano longe da família...

- Verdade. Minha mãe é muito apegada a mim, imagino como ela tá sofrendo. 

- Nem fala, meus pais choraram muito quando eu parti lá de Porto Alegre - disse Mateus. 

- Eu também vi minha família sofrendo muito... - disse Rodrigo. 

Outro que também estava ali, longe de sua família era o Arnaldo Villegagnon, militar. Ele era de Vila Dourada, conterrâneo de Antônio Neto. O ano anterior de 1943 é que acabaria sendo o último ao lado de sua mãe Joana, pois no início de 1945, ele morria durante a tomada de Monte Castelo. 

Outro que também estava longe de sua família, era o americano Ellyson, que era da Pensilvânia. E essa virada de ano foi de muito trabalho, já que os alemães estavam ocupando a parte norte da Itália. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....