Em Lagoa da Italianinha, conhece-se a história da Tia Sandra, a italiana que vivia no começo do Século XX e que tinha mente de criança. Tia Sandra era a tia de Lanie, a esposa de Jadiael e mãe de Alycia e Arthur, a família italiana que fundou a cidade em pleno agreste de Pernambuco.Alguns descendentes acabaram herdando a loucura de Tia Sandra, como por exemplo, as netas de Arthur, que são Rita de Cássia - que também tem mente de criança -, além de Valquíria, filha mais nova de Arthur. Também uma neta de Alycia tem problemas de loucura, que é Cássia.
E é justamente Cássia quem é mais comparada com Tia Sandra. Embora o problemas de ambas não seja o mesmo - Tia Sandra tem mente de criança e Cássia, esquizofrenia - elas se parecem nas atitudes com as pessoas. Em sua época, Tia Sandra, que chegou a fugir de casa várias vezes dormindo nas ruas de Milão, tinha atos de bondade extrema. Tida como pura e bondosa, ela sempre foi querida por sua sobrinha Lanie, que conseguiu trazê-la para o Brasil em 1946, após o fim da guerra.
Alycia, a filha de Lanie e avó de Cássia, enxergou na sua neta traços parecidos com os de sua tia-avó: atos de bondade e muito amor. Cássia também é tida como pura e bondosa nos dias de hoje. As comparações que os mais velhos fazem de Cássia com a Tia Sandra não são poucas. Claramente, para muitos, Cássia herdou a bondade e a pureza de Tia Sandra, sua tia-bisavó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário