quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Taline e Teane pretendem abrir um museu


Numa certa tarde, as irmãs gêmeas Taline e Teane foram com a prefeita Myllena na mansão onde morou a alemã Inalda no século passado. A mansão, que fica em um bairro nobre de Lagoa da Italianinha, está doada ao município e Taline e Teane pretendem fazer um museu com os quadros da bisavó alemã. 

Ao chegarem lá, Taline, bem exigente, dizia:

- Acho que a casa precisa de uns retoques.

Enquanto isso, Teane conversava com Myllena. Teane disse:

- Inalda viveu aqui nessa casa, veio da Alemanha em 1915 e aqui morou. Ela pintou muitos quadros bonitos, inclusive com relação a perseguição aos judeus que acontecia na Alemanha na época do Hitler. Ela mesma temeu ser deportada para lá e morrer em um campo de concentração como tinha acontecido com Olga Benario. 

- Deve ter sido uma época de muito sofrimento. 

- Meu avô, que era filho dela, me contou que ela perdeu as noites de sono quando soube que Getúlio Vargas mandou Olga pra Alemanha e ela caiu na mão do regime de lá. Imagina, Inalda, alemã e judia, podia sofrer a mesma condenação e o perigo era real. Ela só passou a ter sossego quando os soviéticos invadiram Berlim e acabaram com tudo lá inclusive o ditador.

- É um pedaço da história da Segunda Guerra em nossa cidade em pleno interior de Pernambuco. Os italianos vieram pra cá fugindo do Mussolini. Agora temos um museu de imigração italiana que eu ajudei a abrir - disse Myllena.

- Espero contar com sua ajuda também para esse projeto, prefeita. - disse Taline.

- Claro que eu vou ajudar. Contem comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....