quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Um pensamento republicano


 Morando em Vila Rica no ano de 1789, a francesa Jacilene viu nas ruas a humilde Brenda e o menino órfão Thomas, que tinha 13 anos. Apesar de residir com a Sinhá Adriana, inimiga de Brenda, a francesa não concordava com as maldades da madame e apreciava Brenda e Thomas.

Ela os convidou para fazerem um lanche em uma taberna próxima. Enquanto conversavam, Jacilene disse:

- Tô sabendo que la no meu país, a França, tá estourando uma revolução. Tomara que vire República igual as treze colônias da América do Norte. 

- O que é República? - disse Brenda. 

Jacilene disse:

- Na República, não é o rei quem governa, é um líder que é eleito de tempos em tempos pelo povo. Lá nas treze colônias, que agora se chama Estados Unidos, tem um presidente lá chamado George Washington, e tem até um vice presidente, chamado John Adams.

Thomas disse:

- Interessante. Espero que quando o Brasil ficar livre de Portugal, vire uma República.

- É meu desejo também. 

Brenda disse:

- Só me preocupo você aqui comigo e a Sinhá Adriana ver...

- Eu me entendo com ela. Não se preocupem.

Brenda e Thomas lancharam sob os olhares carinhosos de Jacilene.

Um comentário:

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....