domingo, 31 de dezembro de 2023

O Transtorno de Andreza

 


A mendiga Andreza passou a noite dormindo na rodoviária, só saindo dali no dia seguinte, quando o dia já estava amanhecendo. O caso de Andreza é muito comentado em Lagoa da Italianinha. Na cidade, já se sabe que ela foi uma modelo em Caruaru, considerada uma das mais belas jovens na década de 90. De família rica e abastada, desfilou por muitas passarelas e estampou capas de revistas de moda.

Mas ao perder tudo, roubada por seu então noivo, acabou adquirindo problemas mentais. Foi parar nas ruas, virou mendiga e desde então - já são 7 anos - vive nas ruas. Conheceu Valdenes, que ainda morava nas ruas, fez amizade com ele, e com Guilherme, o irmão dele, outro mendigo.

Mas em 2022, Valdenes saiu das ruas e foi morar em um prédio no loteamento Monte Castelo. Ele convidou Andreza, mas Andreza não aceitou, querendo mesmo ficar nas ruas. Mesmo com essa mudança, a amizade entre os dois se manteve normalmente. Atualmente, eles se vêem com frequência porque Andreza lava carros na frente da escola de música onde Valdenes trabalha. Vale ressaltar que Guilherme, assim como ela, optou por ficar nas ruas. 


O visual de Andreza em nada lembra a bela modelo na década de 90: já perto dos cinquenta anos, está bastante suja, com roupas meio encardidas, chega até mesmo a fazer necessidades nas calças. Exala um cheiro forte de urina, por urinar nas calças com frequência. Às vezes, anda descalça, às vezes usa sapatos velhos. Apesar de ser muito suja, Andreza toma banho, sim, no chafariz da praça.

Andreza diz que quer ficar velha, sozinha, feia e dormir nas ruas para sempre. Para muitos, Andreza criou um bloqueio mental, de modo que é uma "defesa para possíveis interesseiros". Além do mais, Andreza não quer mais casar nem ter filhos. No final da tarde, Andreza é vista pelas ruas falando sozinha, em voz alta. O radicalismo de Andreza é criticado até por outros mendigos que optaram por ficar morando nas ruas, como Patrícia e Renata.

Para muitas pessoas, Andreza é tida como uma pessoa do bem, honesta e trabalhadora. Ganha a vida lavando carros e ajuda alguém que precisa quando tem algum trocado a mais. Mas para essas pessoas, Andreza somente "não tem amor próprio"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia que Alessandra temia

  Durante sua juventude, a jovem alemã Alessandra temia o crescimento da extrema-direita no seu país. Como Alessandra militava na esquerda, ...