sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O estoicismo de Valdenes

 

Num certo dia de sábado, antes de ir para a escola de música do seu amigo Eraldo, Valdenes quis dar uma volta em uma lagoa na saída da cidade, no caminho para o sítio Mandacaru. 

Desde que saiu das ruas, Valdenes adotou um estilo alternativo: roupas sociais, mas sempre de pés descalços. 

No meio do caminho, Valdenes desceu em uma lagoa grande, onde inclusive se permitia tomar banho; ele entrou e começou a nadar, sem tirar roupa alguma. 

Na descida do sítio, passavam as irmãs Cyntia Fernanda e Aline Débora, que o viram nadando na lagoa. Elas estavam de carro. Cyntia disse:

- Esse não é aquele rapaz que tu gosta dele?

- Sim, ele mesmo. E como estou contente vendo ele ser autêntico...



Depois de uma hora nadando, Valdenes saiu da lagoa e foi caminhando para o centro da cidade, que não ficava muito distante. Quando ele chegou na escola de música de Eraldo, a professora Ana Karina disse:

- Eita, estavas onde?

- Fui nadar um pouco. Eraldo já tinha saido avisado. 

Na escola, estavam Eraldo, sua esposa Judilane e a cunhada Jaíne. Judilane disse:

- Oxe, Valdenes, porque tais encharcado?

- Eu estava nadando. 

Jaíne disse:

- Eraldo, esse teu amigo não gira bem, mesmo. 

Eraldo disse:

- Deixe ele ser verdadeiro, ele tá praticando o estoicismo! 

- O que raios é isso? - perguntou Jaíne.

- Depois eu te explico! 

Aline Débora estava na floricultura de Cileide, e ao ver Valdenes, lhe deu um abraço. Ele disse:

- Eu ainda estou um pouco molhado!

- Mas isso me deixa feliz, tá? 

Mas a lagoa não era o único ponto de diversão de Valdenes; alguns lugares, como chafariz e rio, além da cachoeira Sol Nascente, também são frequentados por ele aos sábados. E Valdenes havia definido a ideia de fazer o que gosta sem se importar com críticas alheias, ou de ser acusado de "louco". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....