Era o dia 7 de Setembro de 1822 quando D. Pedro I deu o "Grito do Ipiranga" em São Paulo, encerrando 322 anos de domínio de Portugal. Nesse tempo, alguns personagens que viviam em Vila Rica no fim do século XVIII estavam em outros lugares, e acompanharam com alegria a notícia da Independência.
Brenda, por exemplo, estava morando em Fortaleza, Ceará. Já tinha 72 anos e já conhecia seus netos, um deles o futuro barão Almir. Thomas, que na época era o menino órfão que Brenda cuidou dele, já tinha 46 anos e era casado.
Já a francesa Jacilene morava em Pernambuco, no pequeno povoado que viria a ser Vila Dourada. Jacilene estava com 70 anos, idosa e doente, e acompanhou a notícia da Independência com muita alegria.
O americano Wrialle tinha 68 anos, e estava com sua esposa Fabiana, que tinha 65, ainda morando em Vila Rica na época. Eles já tinham filhos e netos. Dois anos depois, Wrialle retornaria aos Estados Unidos, levando Fabiana consigo. Wrialle também era admirador do então presidente americano James Monroe, que foi o primeiro chefe de Estado a reconhecer a Independência do Brasil.
Já o casal Aurélio e Áurea também estavam casados, com 52 e 50 anos, respectivamente, e do mesmo modo, festejaram a novidade: o Brasil era um novo país independente no Novo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário